TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Terceirização de Serviços ou de Mão de Obra: Qual o melhor para sua empresa?

terceirização de serviços é uma prática muito comum no mercado nos dias de hoje.

Administradores competentes focam no negócio principal de sua empresa e utilizam dos serviços terceirizados para economizar tempo e recursos, e ainda contar com a excelência de uma empresa especializada nos serviços que estão sendo contratados de forma terceirizada, não precisando se preocupar com a administração dessas funções, e dessa forma, reduzindo custos e aumentando a produtividade do core business.

No entanto, existe uma dúvida comum em relação a terceirização: qual é a diferença entre terceirizar serviços e terceirizar mão de obra? Hoje iremos entender sobre esses dois tópicos!

A terceirização de serviços

Para o bom e correto funcionamento de uma empresa, são necessários  vários outros serviços além daqueles focados em sua atividade principal, como por exemplo os serviços de limpeza e conservação, serviços de contabilidade e também de recursos humanos, entre outros.  No modelo antigo tradicional, contratava-se funcionários capazes de realizar essas funções em nome da empresa, e a própria empresa se encarregava da remuneração de cada funcionário, administração, supervisão.

Mas hoje, como dito, a terceirização de serviços é a mais escolhida, e ao fazer esta opção, a completa administração das tarefas fica a cargo da empresa terceirizada contratada. Isso inclui a contratação de pessoal e também o fornecimento de material de trabalho, não existindo vínculo empregatício entre os funcionários e a contratante, mesmo que o trabalho seja realizado dentro das dependências da empresa.

Alguns exemplos desse modelo de contratação de serviços terceirizados são os Serviços de Segurança Patrimonial e Serviços de Limpeza e Conservação.

A terceirização de mão de obra

A terceirização de mão de obra, diferentemente da terceirização de serviços, consiste em utilizar a equipe de uma empresa contratada para realizar trabalhos para a contratante. Nesse caso, a empresa contratada não tem nenhuma responsabilidade sobre os serviços entregues por esse pessoal, sendo responsável apenas pela parte trabalhista desses empregados.

Esse modelo gera controvérsias, uma vez que acaba sendo utilizado de forma equivocada por empresas interessadas em driblar as leis trabalhistas e, por isso, é regulamentado para ser praticado apenas em casos específicos:

• Trabalho temporário avulso como descrito na Lei n° 6.019/74

• Trabalho avulso sindicalizado como descrito no artigo 513 da CLT

• Estágio

Entende-se, então, que a utilização de mão de obra terceirizada, salvo nos modelos acima citados, caracteriza-se como vínculo empregatício entre a empresa tomadora de serviços e o empregado, estando a empresa sujeita a inferir com todos os trâmites trabalhistas previstos na lei brasileira.

Qual é a melhor opção de terceirização?

A decisão sobre a contratação de serviços terceirizados ou mão de obra terceirizada é uma decisão técnica e que cabe a cada situação, empresa, momento e tipo de serviço, portanto todos os pontos contra e a favor devem ser feitos para uma melhor decisão.

A terceirização de mão de obra acaba geralmente sendo uma opção melhor para casos onde há atividades sazonais. É o típico contrato de profissionais temporários, como os vendedores extras de um comércio durante o fim de ano, por exemplo. Para atividades não sazonais, costuma ser mais interessante a terceirização de serviços.

Qual o modelo de contratação utilizado na sua empresa? Possui alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários!

A Lumiere Conservação e Serviços oferece equipe treinada e capacitada junto com vasta experiência de mercado e pode lhe ajudar para sua empresa crescer ainda mais! Entre em contato e solicite um orçamento gratuito!

E para mais dicas, confira nossa seção de Limpeza e Conservação!

Related Posts

Leave A Reply

1 × 2 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.