coleta seletiva de lixo

Limpeza e Conservação: Dicas para descarte do lixo em condomínios

Se falando em Limpeza e Conservação em Belo Horizonte e em todo Brasil, muitos síndicos e administradores de condomínio enfrentam problemas quando o assunto é o gerenciamento de resíduos, sendo o maior deles a falta de conscientização.

Além disso, com todas as discussões acerca da importância de reduzir a poluição para preservar o meio ambiente, o descarte de lixo produzido é uma questão que não pode ficar de fora quando falamos de sustentabilidade.

Hoje iremos tratar sobre o assunto e dar dicas simples para ajudar com essa tarefa!

Conscientização: um papel do síndico ou administradora de condomínio

“Muita gente ainda joga resíduos perigosos, como óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas, no lixo comum. Por isso a importância de desenvolver fortes campanhas de conscientização. A responsabilidade não é apenas dos síndicos. A campanha precisa ter o envolvimento de todos os condôminos”

Jéssica de Miranda Paulo, engenheira ambiental.

Além disso, como coloca a coordenadora da coleta seletiva em Londrina, Eliene Moraes “A coleta seletiva tem o benefício não apenas ambiental, porque reduz o descarte de resíduos na CTR (Central de Tratamento de Resíduos), mas também porque possibilita trabalho e geração de renda para os catadores”

Uma maneira de promover essa conscientização é enviar mensagens aos condôminos e dispor cartazes nas áreas comuns mostrando a importância da situação.

O que é necessário para fazer o descarte de lixo

Para melhorar o descarte do condomínio, é necessário atender alguns requisito, tais como: instalar lixeiras destinadas a coleta seletiva nas áreas comuns do condomínio, estabelecer horários, dias e local para a organização e coleta do lixo, separar os tipos de lixo, e caso prefira, escolher de uma empresa de limpeza terceirizada.

Separar os tipos de lixo:

Para o descarte ser efetivo, organização é fundamental. Para isso, disponha lixeiras nas áreas comuns do prédio, em locais pré determinados que podem ser discutidos nas reuniões de condomínio.

A separação do lixo é feita da seguinte maneira:

Devem ser colocados cestos de lixos com identificação para lixos de papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, etc. Cada um deverá possui uma cor de identificação que facilita a coleta.

As cores correspondentes são:

Cor Tipo de lixo
Azul Papel/papelão
Amarelo Metal
Verde Vidro
Vermelho Plástico
Marrom Orgânico
Laranja Resíduos perigosos
Preto Madeira
Cinza Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação
Roxo Resíduos radioativos
Branco Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde

Verificar os dias de coleta:

Para evitar multas derivadas de descarte de lixo em dias incorretos, é importante conferir junto a prefeitura de sua cidade a informação correta sobre os dias e horários em que a coleta ocorre.

Armazenamento do lixo:

Para armazenar o lixo,  é necessário que o condomínio tenha um espaço exclusivo que seja compatível com a  geração diária de resíduos. O local deve disponibilizar tambores devidamente identificados com o tipo de lixo a ser descartado.

As recomendações sobre esse espaço é de que seja impermeabilizado, protegido de sol e chuva, possua ralo interno e seja de fácil lavagem – ambiente azulejado, de preferência. Boa iluminação e ventilação são essenciais. O acesso deve ser restrito a pessoas autorizadas.

A terceirização da Limpeza e Conservação de condomínios lida com a coleta seletiva de lixo?

Sim. Caso prefira deixar o descarte a cargo de profissionais especializados, você pode contratar uma empresa que cuida da limpeza e conservação de condomínios residenciais ou comerciais.

A Lumiere Serviços oferece esse tipo de serviço em Belo Horizonte, para solicitar, basta clicar aqui.

Este post foi útil para você? Quais são os problemas mais enfrentados no dia a dia do seu condomínio? Conte para gente!

E se quiser ver mais dicas como essa, basta dar uma olhada na nossa seção de Limpeza e Conservação

 

 

Related Posts

Leave A Reply

6 − três =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.