limpeza de calhas

5 problemas que podem ser evitados com a limpeza de calhas

Fazer a manutenção e limpeza das calhas é tão importante quanto limpar qualquer outra parte do condomínio ou propriedade. Apesar de muitas pessoas não notarem, elas são de extrema importância para a boa higiene e estrutura de uma construção.

As calhas são importantes elementos que compõem a cobertura da edificação. Além de coletar e escoar a água da chuva que cai sobre o telhado, evitam infiltrações e ajudam na conservação da pintura das paredes externas. Porém, como o sistema está constantemente exposto às intempéries e poluição atmosférica, é necessária a realização de manutenções periódicas para que todas as suas funções continuem sendo desempenhadas de maneira adequada.

Hoje vamos abordar alguns dos principais problemas gerados pela má manutenção das calhas de condomínios, casas ou outros tipos de edificações.

Os problemas mais comuns que podem ser evitados com a Limpeza de Calhas

1. Entupimento

Devido a ação do vento e das chuvas, folhas, pequenos galhos, areia, saquinhos plásticos e outros detritos, acabam sendo depositados nas calhas e dentro dos tubos condutores nos telhados.

O acúmulo desses detritos obstruem as canaletas e dificultam o escoamento da água das chuvas. Em consequência, o volume pluvial retido na calha pode comprometer a estrutura, por conta do peso da água, ou ainda extravasar o duto e atingir forros e lajes, gerando problemas sérios, como infiltrações, no imóvel. Por isso, a limpeza regular dos condutores do telhado é aconselhável e necessária.

A limpeza das calhas evita seu entupimento por que retira as folhas e outros detritos que podem causar o problema. Se houver árvores perto da sua casa, você vai precisar ficar mais atento à rotina de limpeza. Isso porque sua calha provavelmente recebe mais folhas do que a média.

2. Dengue

O segundo motivo da lista é a dengue. Ao entupir, a calha se torna um foco de água parada, apresentando riscos para sua família e vizinhança.
Realizar a limpeza das calhas é importante pois evita que elas fiquem com água parada, que é o criadouro das larvas. Manter a limpeza do quintal e do jardim já são dicas comuns, mas o mosquito também pode se aproveitar de lugares menos óbvios.

3. Danos às calhas

Calhas entupidas e com acúmulo de água não demoram muito para começar a causar prejuízos. Dependendo do peso das folhas e detritos, as calhas podem se curvar e precisar de ainda mais manutenção.
Não é raro que isso aconteça bem no verão, quando há mais chuvas. Então, se você não realizar a limpeza das calhas periodicamente, pode ser pego de surpresa quando mais precisar delas.
Casos extremos de deformação da calha podem requerer sua troca completa. Esse procedimento leva tempo e custa bem mais do que uma simples limpeza.

 

4. Danos ao imóvel

Uma calha limpa conduz a água que cai dos telhados para onde se desejar, protegendo a sua residência ou empresa dos danos que a água pode causar. Entre esses danos estão os riscos de uma infiltração com rachaduras e corrosões na sua estrutura, que podem danificar o seu imóvel.

5. Problemas respiratórios

Quem tem rinite, bronquite ou asma também pode ser afetado pela falta de limpeza das calhas. Por conta da umidade acumulada ao redor da casa, existe a possibilidade da criação de mofo. Os esporos de mofo são especialmente nocivos para quem sofre de doenças respiratórias.
É possível que uma casa tenha focos de mofo por diversos motivos. Porém, se recapitularmos, a umidade da calha pode causar infiltrações e alterações na pintura, portanto também pode gerar mofo. Tudo isso pode ser evitado pela limpeza das calhas do seu imóvel, para garantir o fluxo da água da chuva sem obstáculos.

Conte com ajuda profissional se necessário

Caso a estrutura não permita um acesso fácil e completamente protegido, não hesite em entrar em contato com um profissional, pois o serviço irá requerer cuidados extremos com os procedimentos de segurança.

A Lumiere oferece Serviços de Conservação sob medida para atendê-lo. Entre em contato e tire suas dúvidas! É só clicar aqui!

 

Related Posts

Leave A Reply

15 + dezesseis =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.