4 Sinais que você deve ter limpeza terceirizada na sua empresa

Para crescer no seu segmento e marcar o nome da sua empresa no mercado, você como gestor, precisa assumir várias tarefas na administração do negócio, incluindo a administração da equipe de limpeza ou limpeza terceirizada.

Como um bom gestor, você já deve saber a importância que a limpeza do ambiente de trabalho têm para você e seus colaboradores.

A falta de limpeza e organização pode impactar imensa e negativamente no desenvolvimento da empresa, afetando as atividades realizadas diariamente, distraindo os colaboradores, causando mau-humor, além afastando fornecedores, clientes e colaboradores, prejudicando a imagem da sua empresa.

Assumir a gestão da limpeza, porém, acaba exigindo muito mais do seu tempo do que seria ideal, tempo esse que poderia estar sendo usado para as atividades-fim (core business) da sua empresa.

É aí que a terceirização entra para ajudar. Aqui estão alguns sinais de que você precisa de uma equipe terceirizada.

Sinais que a Limpeza Terceirizada seria bom para sua empresa

Otimização

Você sente falta de algumas otimizações.

Alguns locais precisam de certos cuidados especiais ou materiais específicos para ter uma limpeza completa, que equipes de limpezas normais não sabem como fazer. Ou talvez até saibam, mas não conseguem por falta de experiência ou material.

O tipo de limpeza que cada local demanda são diferentes uns dos outros. Concessionárias de veículos, supermercados e academias de ginástica, por exemplo, têm características bem distintas e demandam serviços de limpeza diferentes, com várias especificações cada uma.

Por serem especialistas no assunto, as empresas terceirizadas sabem quais são as melhores práticas e técnicas para alcançar e manter a excelência, usando métodos especializados e personalizados para cada serviço.

Além disso, todos os funcionários são constantemente treinados e atualizados sobre os procedimentos de limpeza e segurança. Portanto, os colaboradores são capazes de usar novas tecnologias de forma segura e eficiente.

Isso sim é o ápice da otimização!

Falta de tempo 

Você sente que, você e sua equipe, estão acumulando muitas funções que não são para a atividade principal da sua empresa.

Como dissemos antes, a gestão da equipe de limpeza, demanda muito tempo, treinando colaboradores, dando feedbacks, supervisionando serviços, principalmente se a empresa for grande.

Tudo isso rouba o tempo em que você poderia estar cuidando das suas atividades principais na sua empresa. Por conta desse tempo roubado, você cada vez mais, tem dificuldades para realizar todas as suas tarefas e se sente mais sobrecarregado.

Uma das grandes vantagens da terceirização do serviço de limpeza, é que o gestor pode passar a focar mais nos próprios negócios. Enquanto a terceirizada cuida de toda a gestão de colaboradores e supervisão do serviço — muitas terceirizadas têm um colaborador específico só para coordenar os outros — você pode se concentrar no que realmente te interessa.

Substituições constantes

Você constantemente tem algum problema com os colaboradores da limpeza e tem que substituí-los? Não importa o motivo, seja por falta de responsabilidade para com o serviço, infração de regras ou faltar repetidamente no trabalho, se você está tendo problemas sucessivos com a equipe, já é hora de terceirizar.

Nessas situações, você como gestor, acaba tendo que procurar um substituto de última hora para garantir que o cronograma seja cumprido, e a higienização e produtividade da empresa não seja prejudicada.

A empresa terceirizada costuma oferecer o número de colaboradores de acordo com o tamanho do local a receber o serviço e o tipo de limpeza que o ambiente demanda. Esse número está especificado no contrato, então se algum colaborador faltar, a empresa é obrigada a mandar outra pessoa imediatamente para substituí-lo.

Reduzir os custos

Você percebeu que as contas no seu caixa no final do mês não estão batendo com o estimado ou estão extrapolando com o orçamento da empresa.

Bom, é bem possível que isso seja por conta da folha de pagamento dos colaboradores da limpeza e dos equipamentos que eles precisam.

A empresa terceirizada, porém, é conhecida por seu custo econômico.

Essas empresas treinam seus colaboradores para que usem de forma econômica e eficiente os materiais e produtos de limpeza, evitando assim desperdícios desnecessários e a necessidade de comprar constantemente equipamentos novos.

Falando em equipamentos, você também não precisa ficar comprando ou substituindo equipamentos quebrados, já que a terceirizada geralmente oferecem estes produtos e na esmagadora maioria das vezes, os equipamentos e produtos já são aprovados pelos órgãos legisladores.

Além disso, elas cuidam de tudo relacionado a demissões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas, como já mencionamos, o que diminui muito seus gastos com atividades trabalhistas.

Paralelamente, você pode reduzir os custos através da diminuição da estrutura de RH e Departamento Pessoal da sua empresa. Afinal, com a terceirização, diminui a quantidade de colaboradores para se envolver com contratações/demissões, sem contar com gerenciar as folhas de pagamento, benefícios e aspectos relacionados a segurança de trabalho, já que a terceirizada cuida de tudo isso.

 

Related Posts

Leave A Reply

um × 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.